Ondas de calor 2022
Escrito em 08 de jun. de 2022
Qual é a temperatura mais quente que vocês já experimentaram?
A Índia e o Paquistão estão desde Abril a viver uma extrema onda de calor extrema, com temperaturas elevadíssimas a testar os limites da sobrevivência humana. Não é apenas a gravidade das temperaturas que está a levantar preocupações mas também o quão cedo no ano elas surgiram e a sua duração:
Nova Delhi viveu 7 dias consecutivos com temperaturas acima de 40 graus Celsius, três graus acima da temperatura média para o mês de abril, segundo os meteorologistas da CNN.
Nawabshah no Paquistão registrou uns impressionantes 49 C, de acordo com o climatologista Maximiliano Herrera.
Estes eventos de calor seriam “altamente improváveis” num mundo sem mudanças climáticas, disse Arpita Mondal, coautora e professora do Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim.
Espera-se que as principais áreas agrícolas da Índia tenham uma queda de 10 a 35 por cento nos rendimentos das colheitas devido à onda de calor, elevando os preços do mercado local e reduzindo a oferta global de trigo em um momento em que a oferta já está sob grande stress devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Centenas de incêndios florestais também aconteceram um pouco por toda a Índia. No Paquistão, o derretimento da neve para além de causar a inundação de um lago glacial, levou à destruição de uma ponte.
Na Bio Stuff lutamos contra as mudanças climáticas, fazemos o nosso melhor todos os dias para levar as casa dos portugueses produtos ecológicos a um preço acessível para juntos lutarmos por um mundo melhor. Deixamo-vos com um último dado para reflexão: um estudo publicado no Scientific Reports no início deste ano descobriu que, num cenário de mudança climática moderada, o risco de ondas de calor na Índia provavelmente aumentará dez vezes até o final do século. Não se esqueçam que o que acontece na Índia é o resultado de TODOS os nossos comportamentos no dia-a-dia.
Consultem mais informações aqui, aqui e aqui.
Fonte: The Washington Post, BBC News.