gtag('config', 'G-2CG11D9ZV7');
10% desconto na primeira encomenda com o código 10%off | Portes grátis para encomendas superiores a 20€
Lavar a louça à mão VS máquina de lavar louça?

Lavar a louça à mão VS máquina de lavar louça?

Escrito em 17 de jun. de 2022

Quem aqui lava a louça à mão e não utiliza máquina de lavar louça?

Pensava-se que lavar a louça à mão requer menos água e portanto seria mais ecológico. Acontece que os novos estudos parecem sugerir que a máquina de lavar louça, quando utilizada completamente cheia e se no modo ECO será uma melhor opção em termos de sustentabilidade.

Assim, num estudo do site de comparação @whichuk , os testes mostram que as máquinas de lavar louça são, em média, quatro vezes mais eficientes em termos de economia de água do que lavar à mão. Se o nosso objetivo é economizar energia em casa, olhar para os nossos eletrodomésticos é um bom lugar para começar. Vamos a ver então: uma máquina de lavar louça de tamanho normal e mais eficiente em termos de utilização de água, necessitando quase 10 vezes menos água para lavar a mesma quantidade de pratos do que lavá-los à mão.

O estudo descobriu que mesmo a máquina de lavar louça menos eficiente em termos de água pode lavar o dobro de pratos usando a mesma água.

E porque consomem menos água, também são mais eficientes em termos energéticos, especialmente no modo ECO!

Mas como Celia Topping, da OVO Energy diz, 'Tudo isso se resume a quão moderna e eficiente em termos de energia sua máquina é.'
Vejam o artigo completo aqui.
De acordo com o Energy Saving Trust, lavar a louça à mão representa 4% do consumo médio de água de uma casa – enquanto usar uma máquina de lavar louça consome 3% menos, representando apenas 1% de nossas contas de água.'

Aparelhos mais antigos, fabricados antes de 2000, consumiam cerca de 25 litros de água por ciclo, enquanto um mais moderno usaria 10 litros por ciclo num ambiente ecológico. É uma grande diferença, causada pelas máquinas mais novas que reutilizam a água, em vez de canalizar constantemente água fresca.'

Assim a ideia a reter é que para que a máquina de lavar louça seja ecologicamente correta, ela só deve funcionar quando estiver cheia e, embora o ciclo possa demorar mais do que a lavagem à mão, ela usará muito menos água do que se você lavasse as panelas no mesmo padrão.
Devemos então, investir numa máquina com eficiência energética: com programas de temperatura mais baixa, atraso do início do programa, baixo consumo de água e uma capacidade grande o suficiente para atender às necessidades da sua família.
Carregue a máquina: jogar Tetris com os seus Tupperware e talheres é uma boa estratégia. Encher a sua máquina até a capacidade significa que mais itens serão limpos durante um ciclo.

Também é importante usar pastilhas para lavar louça ecológicas - escolha cápsulas de lava-louças ecológicas, biodegradáveis ​​e feitas com ingredientes à base de plantas. Certifique-se que as pastilhas nao tem uma embalagem individual de plástico.

Mas de não puder comprar uma máquina de lavar louças ou não tiver espaço para uma (caso tenha uma cozinha pequena), não se preocupe - a limpeza manual da sua loiça pode ser mais ecológica com apenas alguns ajustes à sua rotina habitual:

 Ter uma pia dividida é a chave para uma lavagem manual eficiente. Encha uma pia com água quente e detergente (ecológico, obviamente) e a outra apenas com água quente.
Se colocar de molho os seus pratos na pia de água quente e sabão ajuda a soltar quaisquer pedaços secos teimosos. Isso economiza a sua energia, assim como água, quando se trata de limpá-los!
Quando a pia está cheia, não há necessidade de uma torneira aberta. Basta manter os pratos na água para demolhar.
Depois de ficarem de molho por alguns minutos, comece a esfregar!   E para isso nada melhor que abandonar as convencionais esponjas que derivam do plástico e passar a usar as escovas ecológicas de bambu que vendemos na nossa loja online, ou até a nossa esponja feita de Loofah. Oferecemos dois tipos: uma de cabo longo para pratos e uma de cabo curto para pratos e panelas, mas claro que pode utilizá-las como preferir. Quando a cabeça da escova ficar muito usada, pode trocar APENAS a cabeça evitando ter que comprar toda a escova novamente - assim reduz drasticamente a sua pegada ecológica.   
Use a outra pia (se você tiver uma) de água quente limpa para enxaguar o sabão. Novamente, não há necessidade de enxaguar em água corrente.
Seque os pratos com um pano de prato para um acabamento sem manchas ou deixe-os secar ao ar.

×