gtag('config', 'G-2CG11D9ZV7');
10% desconto na primeira encomenda com o código 10%off | Portes grátis para encomendas superiores a 20€
Desenvolver detergentes caseiros: uma opção viável?

Desenvolver detergentes caseiros: uma opção viável?

Escrito em 17 de jan. de 2022

Os produtos de limpeza são essenciais para a remoção completa de marcas e sujidades encontradas nas mais diversas superfícies.

Previamente ao lançamento de produtos de limpeza, os mesmos são testados de modo a comprovar a sua eficácia de utilização. Esse processo de testagem, torna-se fulcral visto que a combinação inadequada de determinados ingredientes na sua composição pode dar origem a subprodutos tóxicos que impactam a saúde do ser humano.

Por exemplo, se misturar lixívia com o amaciador da roupa, esse cruzamento de ingredientes pode originar a libertação de um gás, o cloro, que posteriormente pode deixá-lo em situações de asfixia, apresentando sintomas como a dificuldade em respirar que, em casos mais graves, leva à falta de oxigénio no organismo.

Da mesma forma, se misturar produtos que contenham amoníaco na sua composição, formar-se-á um composto químico denominado de cloramina, que poderá ser fatal.

Outro dos produtos muito comumente utilizados pela sociedade é o vinagre. O vinagre é um bom produto desengordurante para utilizar em sua casa mas não para ser misturado com outro tipo de compostos.

São várias as receitas que estão ao seu alcance nos meios digitais e que envolvem este produto, no entanto, este apresenta riscos quando misturado com compostos químicos como é o caso do bicarbonato de sódio e com soluções aquosas como é exemplo a água oxigenada. A junção destes fará com que sejam libertados gases, que, caso sejam inalados ou entrem em contacto com a pele, podem originar patologias a nível respiratório e queimaduras.

É importante clarificar que, a Biostuff não apoia a utilização nem de lixívia nem de amoníacos visto que estes produtos químicos são tóxicos não só para a população como também para o meio ambiente.

Paralelamente, no dia-a-dia, existe quem não misture compostos químicos e opte por criar e utilizar um detergente de roupa caseiro (sabonetes) para a lavagem da roupa.

Quem o faz pensa que está: 

  • a economizar dinheiro;
  • a reduzir a exposição a produtos químicos;
  • a ajudar o meio ambiente;
  • a reduzir o desperdício.

Mas a longo prazo, utilizar produtos de lavagem de roupa caseiros sem recorrer a especialistas na área, pode custar-lhe mais caro, pode impactar o meio ambiente e até, gerar mais desperdício.

Inicialmente poderá visualizar bons resultados de lavagem mas ao longo do tempo criar-se-á substâncias sujas a ponto de, a lavagem nunca mais voltar a ser eficaz e, consequentemente estragar peças de roupa ou deixá-las com maus odores.

No interior da sua máquina de lavar poderá ser acumulado bolor, consequência da utilização de detergentes caseiros e caso a sua máquina sofra algum dano, poderá ser anulada a garantia da mesma se for descoberto que utilizou detergentes caseiros.

Não se esqueça que as máquinas de lavar foram criadas para serem introduzidos detergentes específicos para a lavagem de roupa ao invés da introdução de qualquer produto caseiro que pensemos que poderá resultar e até, apresentar vantagens.

Se se questiona porque é que, nos tempos passados, os nossos avós utilizavam sabão caseiro e não existiam problemas associados é porque estes utilizavam água quente em casa numa bacia ou no tanque e não máquina de lavar roupa, daí não existirem problemas de acumulação de sujidade e de odor. 

 

Devido a todos os aspetos acima mencionados, levou-se à criação da Biostuff. Os nossos grandes objetivos passam por:

- Preservar o ambiente;

- Alertar a sociedade de que os detergentes ecológicos não são tão intensivos como os tóxicos, sendo a opção mais viável para a humanidade e meio ambiente;

- Eliminar o plástico!

Se também preza por um mundo melhor, espreite os nossos produtos de limpeza ecológicos: funcionais e livres de plástico! 

×