gtag('config', 'G-2CG11D9ZV7');
10% desconto na primeira encomenda com o código 10%off | Portes grátis para encomendas superiores a 20€
Cuidados a ter na escolha de produtos de limpeza

Cuidados a ter na escolha de produtos de limpeza

Escrito em 15 de fev. de 2022

Como sabe, os produtos de limpeza que contém ingredientes químicos são mais prejudiciais para a sua saúde e poluem mais o nosso planeta. 

Infelizmente, cada vez mais são os químicos inseridos nos produtos como é o caso dos detergentes domésticos convencionais.


Sabe que riscos nos sujeitamos quando guardamos nos armários das nossas casas produtos tóxicos? Sabe também qual o quão potencial de envenenamento têm quando os utilizamos? Segundo a OMS, os produtos de limpeza à base de ingredientes químicos são altamente perigosos para a saúde e para o meio ambiente.


Por ano, o Centro de Informação Antivenenos recebe cerca de 30 mil chamadas, das quais 30% destas correspondem a situações que envolvem crianças.
Já os detergentes, lixívias e outros produtos de utilização doméstica representam em média cerca de 20% sendo que a exposição a estes tóxicos normalmente ocorre em casa.


Só no ano de 2017, o CIAV (Centro de Informação Antivenenos categoria) do INEM, atendeu 68 casos de intoxicação em Portugal relacionados com a exposição a detergentes em cápsula. No ano anterior, tinham sido registadas 115 ocorrências idênticas e no ano anterior a este, 140.


De acordo com este centro: “Ainda  que a maior parte das situações seja de gravidade relativa, dependendo de diversos fatores, podem, no entanto, provocar lesões, nomeadamente ao nível ocular, com consequências potencialmente mais graves”.


Quando utilizamos detergentes nocivos, podemos sentir os efeitos do seu uso como:

  • alergias;
  • irritações;
  • asma;
  • dores de cabeça;
  • náuseas;
  • distúrbios de visão;
  • problemas no sistema imunológico;
  • desequilíbrios hormonais.


Já alguma vez sentiu desconforto na garganta enquanto fazia limpezas? Esse desconforto é causado pela inalação dos tóxicos que estão presentes nos produtos de limpeza.

Ou já visualizou alguma lesão vermelha na sua pele quando não utiliza luvas durante a limpeza? Se causa desconforto e provoca lesões e apenas está em contacto com os produtos uns minutos, o que causará à fauna e flora quando vai pelo cano da água?


Abaixo apresentaremos uma lista de substâncias químicas que deve evitar:

  • Ftalatos (encontrados em produtos domésticos com fragrâncias, como por exemplo os sabonetes, os detergentes e até mesmo o papel higiénico);
  • Percloroetileno (encontrado em algumas soluções para limpeza a seco como produtos que removem manchas e detergentes apropriados para a limpeza de tapetes e produtos estofados. É necessário ter muita cautela com este produto pois é uma neurotoxina e pode ser considerada como um potenciador de cancro);
  • Triclosan (encontrado em detergentes lava loiça líquidos e sabonetes rotulados como “antibacterianos”);
  • Amoníacos quaternários (encontrado em amaciadores de roupa e em produtos de limpeza domésticos também rotulados como “antibacterianos”);
  • Butoxyetanol (encontrado em detergentes multiusos e limpa vidros - é um solvente efetivo mas que não pode estar presente no rótulo do produto. Esta substância poderá causar edema pulmonar grave, danos hepáticos e renais graves);
  • Amoníaco (presente em detergentes de casa de banho e também em alguns limpa vidros). 

Portanto, é fulcral que tenha todos estes cuidados que lhe demos a conhecer antes de adquirir um determinado produto de limpeza.


Aqui poderá encontrar produtos que são ecológicos e não apresentam substâncias tóxicas. Os nossos produtos deixarão a sua casa limpa e prezam essencialmente pela saúde da sua família.


Caso apresente alguma dúvida, pode contactar-nos.

×