A árvore Kiri
Escrito em 23 de jun. de 2022
Quem já ouviu falar sobre a árvore Kiri?
A árvore Kiri (também conhecida como Árvore Paulownia ou Árvore da Imperatriz Japonesa) poderá ser uma grande aliada na luta contra as alterações climáticas já que esta magnífica árvore cresce muito rápido e pode produzir madeira valiosa num curto período de tempo. Em 8 anos, crescerá tanto quanto um carvalho de 40 anos. Além disso, pode remover CO2 e produzir oxigénio 10 vezes mais rápido que uma árvore comum. Não requer muita água, o que a torna muito ecológica, mas requer muita luz, por isso é perfeito para áreas quentes e secas como o Texas ou o México. Um grande bónus é que tem flores lindíssimas na primavera - a árvore Kiri tem lindas flores de índigo a roxo que cobrem a parte superior quando as flores estão florescendo. As flores são perfumadas e ricas em néctar, o que significa que podem ser fonte de alimento abundante para abelhas e outros consumidores de néctar.
Esta árvore é cultivada principalmente no leste da Ásia, Japão, Coréia, China e Sudeste Asiático.
Foi introduzido pela primeira vez na América do Norte em 1844 como árvore ornamental exótica. A propagação desta árvore na América do Norte foi única, onde os frutos da árvore foram usados como materiais de embalagem e despejados após o uso sem que as pessoas percebessem que ela se transformaria em novas árvores. Esta árvore é considerada uma espécie invasora na América do Norte, pois não é uma planta nativa e pode crescer com muita facilidade. A 'vítima' de sua invasão foram os principais portos onde as frutas usadas para embalagem se transformaram em árvores adultas em pouco tempo. Na Europa, esta árvore não é considerada invasiva e é utilizada para fins ornamentais.
Como mencionado anteriormente que é uma árvore de crescimento rápido, a árvore Kiri pode crescer até 6 metros de altura em sua primeira temporada, dando uma bela sombra com lindas flores nesse curto intervalo de tempo. Na verdade, pode crescer em maturidade em menos de uma década.
E depois de vários anos crescendo, pode chegar a 20 metros de altura o seu tronco também pode crescer mais de 50 centímetros de diâmetro, fornecendo madeira suficiente para muitos usos.
As folhas também são conhecidas por melhorar o solo circundante e são o alimento favorito de muitos animais herbívoros. O mais incrível é que, quando a árvore é cortada e o tronco é deixado em paz, ele se regenera tão rápido e contribui tanto quanto a árvore original.
A madeira desta árvore é forte mas leve, que quando comparada com as madeiras convencionais têm uma maior relação resistência/peso. Esta madeira é utilizada para a produção de barcos e construção de edifícios tradicionais japoneses devido às suas características. Também é usada para criar instrumentos musicais tradicionais japoneses que requerem madeiras leves, como guqin, guzheng, pipa, koto e gayageum. Os fabricantes de guitarras elétricas estão a começar a recorrer a esta madeira também. Existem portanto várias utilizações para a madeira de Paulownia e, mais importante, é produzida por uma das plantas de crescimento mais rápido. imagine se essa planta for cultivada seriamente em todo o mundo não precisaremos mais destruir florestas para colher a madeira.
Esta árvore tem então um valor incalculável para nos ajudar a salvar o planeta, que tal plantar uma no seu jardim?